ABESC

Informações Sobre Concreto Dosado em Central

Benefícios no Uso do “CDC”

Concreto: 
Virado em Obra ou Dosado em Central – Custo Comparativo

Parâmetros Básicos: Para Cálculo do Concreto Virado  em ObraMateriais:De acordo com a NBR 12655 “Preparo, Controle e  Recebimento de Concreto”, para a condição C, (fck15MPa)  exige-se um consumo mínimo de 350kg de cimento/m³. Considera-se  ainda perdas de 4% para o cimento, 5% para a brita e 20% para a areia,  decorrentes da manipulação, quebra de sacos, lavagem da  areia pela ação das chuvas etc. Mão de Obra:Para  o preparo do concreto, o custo da mão de obra varia entre 13%  e 27% do custo dos materiais (13% para pequenas cidades e 27% para grandes  centros), segundo dados fornecidos por engenheiros, mestres de obra  e outros profissionais da área de custos.

Equipamentos instalação / Manutenção:Consideram-se  custos de amortização, desgaste ou locação  de betoneiras, padiolas, pás, depósitos de cimento, mobilização,  transporte, montagem e manutenção dos equipamentos, gasolina,  força, óleo, limpeza, lubrificação e reparo.  Este custo varia entre 1% e 3% do custo dos materiais.

Controle Tecnológico:A NBR 12655 determina que a dosagem experimental  é obrigatória para concretos com fck 15MPa ou superior.  Para isto, deve-se contar com um laboratório para se estudar  iodo o material é elaborar o traço.

Deve-se ainda moldar corpos de provas do concreto da obra e rompê-los  em prensas especiais, para se atestar se o concreto atingiu a resistência  especificada pelo calculista. A NBR 12654 lista todos os ensaios que  devem ser realizados. Todos os resultados de ensaios dos materiais e  do concreto devem ser arquivados no canteiro de obras, à disposição  da fiscalização e, preservados de acordo com a legislação  vigente. Este custo varia entre 5% e 10% do valor dos materiais.

Despesas Administrativas:Referem-se aos custos do apontador, telefone,  administração, contabilidade etc, Neste caso, é  considerado como variando entre 8% e 12% do sub total (materiais / mão  de obra / equipamentos / controle tecnológico).

Veja abaixo o cálculo.

tabela-beneficios-cdc