logo_abesc_45anos

Av. Brig. Faria Lima, 2894 - 7°. andar - cj. 71/72

São Paulo - SP - CEP 01451-902

Telefone

(11) 3167-6446

Fale Conosco

abesc@abesc.org.br

Gestão do concreto não pode faltar na obra

Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem cria “dez mandamentos” para que o contratante não tenha problemas em sua construção

Por: Altair Santos

A contratação dos serviços de concretagem é, seguramente, uma das etapas mais importantes da construção. O material a ser entregue, como ele será aplicado na obra e os cuidados que se deve ter nos processos de lançamento, adensamento e cura são determinantes para que se evitem patologias no ciclo de vida do empreendimento. Por isso, a ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem) elaborou um guia para que o contratante faça a correta gestão do concreto na obra.

Arcindo_Vaquero21-150x150

O manual é uma espécie de “dez mandamentos” da boa concretagem e começa pelaespecificação correta do concreto. “O projetista tem todas as informações para fazer uma correta especificação. É importante também estabelecer idades de controle e os seus limites de resistência aceitáveis”, afirma o consultor em concreto dosado em central, e ex-presidente da ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem) Arcindo Vaquero y Mayor.

Neste item, o guia da ABESC ainda recomenda que sejam seguidas as normas ABNT NBR 8953:2009 Errata 1:2011 – Concreto para fins estruturais -, quanto às resistências, e ABNT NBR 12655 – Concreto – Preparo, controle e recebimento, no que se refere às responsabilidades dos envolvidos na execução da obra, classes de agressividade ambiental do local onde a obra está situada para efeito de durabilidade, requisitos para o concreto e métodos de verificação, incluindo a informação de que se o concreto é armado (CA) ou protendido (CP), o que vai determinar o fator a/c (água/cimento), a classe do concreto e consumo mínimo de cimento.

O guia sugere também atenção com a trabalhabilidade do concreto. A recomendação é que seja seguida a ABNT NBR 8953, no que refere à classificação do concreto de acordo com a consistência. Outro item importante diz respeitoà escolha da concreteira. Neste caso, Arcindo Vaquero y Mayor faz três recomendações: 1) Considere o currículo da empresa e a localização dela em relação à obra; 2) Visite as instalações da central dosadora para observar as instalações, a frota e o laboratório, e 3) Leve o projetista junto.

concreto-150x150

Outra regra importante é contratar um laboratório de controle tecnológico. Ele trabalhará em conjunto com o projetista e a concreteira para otimizar o concreto e, consequentemente, a estrutura. O Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) e a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE) tem condições de indicar laboratórios acreditados pelo Inmetro para a execução de serviços de ensaio.

Feitas as escolhas de concreteira e laboratório, deve-se preparar para receber o concreto na obra seguindo três passos fundamentais: confira a nota fiscal e só depois quebre o lacre, ajuste a trabalhabilidade do concreto, conforme a ABNT NBR 7212 – Execução do Concreto Dosado em central -, e não adicione nada ao material que não tenha sido previamente combinado, principalmente a água. Em seguida, inicie o descarregamento do concreto.

Durante a etapa de descarregamento é importante colher amostras do concreto para comparar com os corpos de prova moldados pela concreteira e saber exatamente onde aquela carga de concreto foi aplicada na obra. O tempo de início de pega deve ser rigorosamente respeitado. Outra recomendação importante é que não se use concreto de empresas diferentes na mesma obra. “Certamente aplicando esses conceitos vamos obter estruturas mais seguras e mais duráveis”, avalia Arcindo Vaquero y Mayor.

Confira aqui o guia para concretagem correta

Entrevistado
ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviço e Concretagem)
Contato: www.abesc.org.br/contato.html

Créditos Fotos: Divulgação/ANAPRE

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330

Fonte: www.cimentoitambe.com.br

Agenda de Eventos

abril 2024
agosto 2024
outubro 2024
Nenhum evento encontrado!

CONCRETO DOSADO EM CENTRAL