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Pavimento Urbano de Concreto PUC

Informações – Pavimento Urbano de Concreto PUC

Conceito PUC – Pavimento Urbano de Concreto

Trata-se do pavimento rígido de concreto que vem sendo utilizado há mais de 100 anos em estradas e vias em todo o mundo. Onde, por meio de novas tecnologias e estudos, foi desenvolvido um pavimento mais resistente e esbelto para o tráfego de veículos de pequeno e médio porte, ideais para os ambientes urbanos de tráfegos leves a moderados.

O PUC – Pavimento Urbano de Concreto é o pavimento cuja camada é constituída por placas de concreto de cimento Portland com adição de macrofibras estruturais, que atuam como reforço secundário, desta forma elevando-se o desempenho de resistência a tração do concreto e reduzindo-se a espessura da camada de concreto, que desempenham simultaneamente as funções de base e de revestimento.

Benefícios do concreto

Durabilidade, qualidade das vias e fluidez do trânsito. Diferentemente do asfalto, o Pavimento Urbano de Concreto tem comportamento previsível e não exige reparos por mais de 30 anos. Não deforma com o calor, não se solta e distribui as cargas dos veículos em áreas maiores.
A aplicação do concreto nas faixas da direita, onde circulam ônibus e caminhões pesados, é uma medida adotada com sucesso por diversos países da América do Sul.

Durabilidade

A resistência do Pavimento de Concreto é superior aos outros pavimentos, garante vida longa às superfícies das ruas e avenidas.

Economia

A boa luminosidade faz com que o espaçamento entre os postes de iluminação possa ser maior, gerando menos manutenção, menor número de postes e cabos instalados ao longo das vias, por exemplo. Além disso, a maior fluidez do trânsito gera uma economia de óleo diesel de cerca de 20% para veículos pesados.

Segurança

Oferece muito mais aderência à superfície, luminosidade e rigidez, além de impedir a formação de trilha de roda.

Mobilidade urbana

O PUC é a melhor solução porque proporciona mais fluidez no tráfego e menores custos
com manutenção, resultando em ruas e avenidas desobstruídas.

Redução de temperatura

Estudos realizados pela PCA (Portland Cement Association, USA) atestam significativa redução da temperatura das cidades que fazem uso deste pavimento, o que representa diminuição do aquecimento global (ilhas de calor). A superfície clara do concreto contribui para a redução da temperatura ambiente em até 5°C, e redução da temperatura da superfície do pavimento em até 17°C.

Meio ambiente

Exige pouca escavação, gera menos entulho e menor custo de movimentação do solo. A concretagem é rápida e não gera contaminação. O meio ambiente agradece.

 

Possibilidades e aplicações

  1. Parada de ônibus
    As frenagens e arrancadas dos ônibus deformam rapidamente os pavimentos asfálticos, produzindo ondulações que criam obstáculos nas faixas e corredores. Impossibilitados de parar junto à calçada, os ônibus passam a utilizar parte das faixas destinadas aos carros, provocando problemas ao trânsito e aos usuários.
  2. Carga e descarga
    Nas ruas com grandes operações de carga e descarga, a movimentação de veículos pesados deteriora o pavimento asfáltico, provocando prejuízos financeiros e à mobilidade.Os Pavimentos Urbanos de Concreto atendem às necessidades de todas as vias urbanas, além de oferecerem estabilidade às rotinas de transporte, carga e descarga.

 

Outras aplicações

  1. Faixas de grande circulação
    A intensa movimentação de veículos pesados, além das intempéries, e pequenos, mas constantes vazamentos de óleos, provocam a deterioração prematura das avenidas de grande circulação, exigindo reparos e interrupções constantes no trânsito local. A aplicação do Pavimento de Concreto nos corredores e faixas exclusivas elimina esses problemas.
  2. Cruzamentos, curvas e alças de acesso
    Existem cruzamentos que não podem ser fechados para manutenção. Em curvas e alças de acessos importantes, o pavimento asfáltico se deteriora pelo excesso de tráfego pesado. O Pavimento Urbano de Concreto garante mobilidade, fluidez do tráfego e menor manutenção, além de proporcionar maior aderência da superfície, luminosidade, rigidez e demarcação clara das pistas.