logo_abesc_45anos

Av. Brig. Faria Lima, 2894 - 7°. andar - cj. 71/72

São Paulo - SP - CEP 01451-902

Telefone

(11) 3167-6446

Fale Conosco

abesc@abesc.org.br

Resíduos da Construção Civil: Convênio SMA/ SindusCon

A disposição inadequada dos resíduos da construção civil ocasionadas pela falta de gerenciamento dos geradores contribui para a degradação do meio ambiente e afeta a qualidade de vida da população.

Visando melhorar a gestão dos resíduos sólidos no Estado de São Paulo, a Secretaria do Meio Ambiente firmou um convênio com o Sindicato da Indústria da Construção Civil – SindusConSP para desenvolver ações conjuntas visando o processo de desenvolvimento sustentável no setor da construção.

Ações como a reimpressão dos Gibis “Ecogildo” e do DVD “Educação Ambiental na Construção Civil” transmite, de forma adequada, conhecimentos de cidadania e desenvolvimento sustentável para todos os tipos de público. Juntamente com estas duas publicações, elaborou-se o relatório “Resíduos da Construção Civil e o Estado de São Paulo” que apresenta a situação atual dos resíduos da construção civil e mostra a importância da capacitação técnica dos gestores públicos e privados para adequar corretamente a gestão dos resíduos da construção civil.

A necessidade e a importância da capacitação técnica e da educação ambiental para o setor da construção, fez com que a SMA e o SindusConSP promovessem encontros técnicos regionais para qualificar todos os envolvidos no setor da construção civil. Políticas públicas e alternativas de soluções para os resíduos classe A, gesso e impermeabilizantes são alguns dos temas tratados nos encontros técnicos.

A fim de também auxiliar na capacitação técnica, Folhetos Orientativos estão sendo elaborados e irão detalhar procedimentos para a implantação de aterros de resíduos classe A, áreas de transbordo e triagem (ATT), transporte e destinação de resíduos e quais as responsabilidades dos gestores públicos e privados, pequenos e grandes geradores.

Conheça o CRONOGRAMA dos Eventos “Resíduos da Construção Civil: Soluções e Oportunidades”:

  • Sorocaba – 26/06
  • São José do Rio Preto – 12/07
  • Santo André – 08/08
  • Presidente Prudente – 10/08
  • São José dos Campos – 19/09
  • Bauru – 26/09
  • Ribeirão Preto – 18/10
  • Campinas – 13/11
  • Santos – a definir

Agenda de Eventos

abril 2024
agosto 2024
outubro 2024
Nenhum evento encontrado!

CONCRETO DOSADO EM CENTRAL